terça-feira, 6 de outubro de 2009

Normas de trânsito

Todo o bom motorista deve saber as mormas é regras sobre a questão do tránsito.
* faixa de pedestre;
* sinalização;
* dirrigir embriagado;
* cinto de segurança;
* uso do capacete;
* documentação;
* primeiros socorros.

1) Fazer uma pesquisa sobre os acidentes de trânsito ocorridos no mês de setembro no ano de 2009 no Brasil e comparar com o Estado de Santa Catarina no mesmo mês para ver a % de mortes que ocorreu em nosso País.

8 comentários:

  1. Acidentes no transito matam muitas pessoas por ano. Muitas vezes por imprudencia, pessoas alcoolizadas (drogadas). se as pessoas cuidacem um poko, deichasem de andar alcolizadas, isso poderia mudar.



    ALonso, Carine

    ResponderExcluir
  2. No Brasil, todos os anos, entre 40 mil e 50 mil pessoas perdem a vida em razão dos acidentes de trânsito. Como atestam estatísticas oficiais, cerca de 90% desses acidentes dão-se por negligência ou imperícia dos motoristas, que abusam da velocidade, das ultrapassagens forçadas, da conduta irresponsável, como se o bom motorista fosse aquele capaz de acelerar ao máximo seu veículo, e não o que, cônscio da importância de se respeitar a legislação específica, trafega de modo a garantir a segurança de si e dos demais. Por óbvio, as novas gerações só não incorrerão nos mesmos procedimentos equivocados de muitos dos adultos de hoje se o país preocupar-se em transmitir-lhes, desde a infância, uma educação para o trânsito. Mas isso demanda anos de trabalho tenaz. Em outra frente de atuação, devem os poderes públicos engendrar meios de tornar, agora, as rodovias e ruas deste país menos inseguras e brutais, e para tanto nada melhor que a intensificação das ações de patrulhamento e a aplicação rigorosa da lei, com as conseqüentes punições aos transgressores, em especial aos recalcitrantes, que não são poucos.

    No que concerne ao perfil do infrator contumaz, nada pode caracterizá-lo melhor que o consumo abusivo do álcool. São nos finais de semana à noite, quando muitos se entregam desregradamente ao lazer, que os acidentes se dão com maior freqüência e brutalidade, e não se trata de mera coincidência o fato de, exatamente nesse período da semana, ser o álcool mais largamente utilizado, especialmente pelos jovens, que são, justamente, as maiores vítimas da insânia no trânsito. Assim, a ninguém deve escapar a necessidade de se atacar o problema em sua raiz - é preciso inibir a ingestão exagerada de bebidas pelos motoristas. Números constantes do Anuário Estatístico do Detran/SC dão conta de que, entre 1999 e o ano passado, 9.861 pessoas foram flagradas dirigindo em estado de embriaguez no Estado. Desses, 6,5 mil tiveram suas carteiras de habilitação suspensas por períodos que variam de 30 dias a um ano. Mais de 1,6 mil tiveram seus processos arquivados após apresentarem defesa consistente. Antes de tudo, convém lembrar que, devido à crônica insuficiência de recursos, as polícias não dispõem de pessoal e equipamentos suficientes para a promoção de uma fiscalização eficaz.

    Os números do Detran, portanto, se já são significativos, ganham ainda maior relevância por exibirem tão-somente a ponta do iceberg de um problema de enorme gravidade. Caso a fiscalização seja intensificada, como se espera, certamente nos depararemos com estatísticas ainda mais preocupantes no que se relaciona à letal combinação de álcool e condução de veículos. Como o trânsito hoje concorre diretamente com a violência pelo posto de maior causa de mortalidade no país e no mundo, faz-se indispensável que os governos, em todas as esferas, concedam à questão o tratamento que faz por merecer. E isso significa recursos financeiros e materiais para a fiscalização eficiente e punição aos transgressores.

    ResponderExcluir
  3. No brasil o estado de santa catarina estáestá em segundo lugar, perdendo apenas para minas gerais.
    eu acho que é por haver muita imprudencia, por parte dos motoistas.

    ResponderExcluir
  4. me diga qq vc acha ônibus do sul?. uhsahuasuhashuas[

    ResponderExcluir
  5. Nesse ano de 2009 morreram 1757 pessoas no Brasil ,naum sei bem ao certo quantas pessoas morreram no mês de 2009 em Santa Catarina, mas se sabe que a maioria das mortes no estado de Santa Catarina é de jovens q se alcoolizam em festa e bailes das regiões e depois sem responsabildades saem sem mais nem menos atropelando todo mundo ...
    o comentário Da Daina e Ruann é q isso é uma bosta, todo mundo se alcooliza e ta tudo certo ninguém faiz nada a culpa é dakeles q estão na estrada e não saiem da frente quando a gente ké passa :( ... Para mudar essa situação devemos começar pelos policiais esses bando de porco que não servem pra nada ....

    ResponderExcluir